quarta-feira, 30 de junho de 2010

Discos solos de Lennon serão relançados em outubro

Por: Felipe Branco Cruz

A EMI anunciou hoje que a obra solo do beatle John Lennon será reeditada em versões remasterizadas, em vários formatos, batizada de ‘Gimme Some Truth’. O projeto celebrará os 70 anos de Lennon e deverá chegar às lojas em 9 de outubro deste ano.

O projeto é supervisionado pela viúva de Lennon, Yoko Ono.

Serão remasterizados e lançados os álbuns:

John Lennon/Plastic Ono Band (1970)
Imagine (1971)
Some Time In New York City (1972)
Mind Games (1973)
Walls and Bridges (1974)
Rock ‘n’ Roll (1975)
Double Fantasy Stripped Down (2010) / Double Fantasy (1980)
Milk and Honey (1984)

No caso do álbum Double Fantasy, vencedor do Grammy de Melhor Álbum do Ano, ele será apresentado em uma nova versão remix, produzida por Yoko e Jack Douglas, co-produtores com Lennon da mixagem original.

O projeto inclui ainda os seguintes lançamentos:

• Uma compilação de hits em duas edições, intitulada Power To The People: The Hits
• O set temático com 4CDs batizado de Gimme Some Truth
• A edição de luxo de uma caixa com 11 CDs remasterizados, além de raridades e singles, intitulada John Lennon Signature Box

Todos os álbuns remasterizados e coleções estarão disponíveis em CD e para download nas principais lojas digitais do todo o mundo.

Mais informações no site oficial de Lennon: www.johnlennon.com

Met comemora 70 anos de Ringo Starr com exposição

O Museu Metropolitano de Arte (Met), em Nova York, homenageará Ringo Starr em seu 70º aniversário com a exposição de um tambor coberto de ouro que uma casa de instrumentos fez para o baterista dos Beatles e deu a ele durante a primeira turnê americana do grupo, em 1964, informou hoje a instituição.

O tambor, da casa Ludwig Drum Company, será exibido a partir de 7 de julho, dia em que Ringo completa 70 anos.

O instrumento, que conta com uma placa que diz “Ringo Starr, The Beatles”, foi cedido ao Met pelo próprio músico, que guardou a peça desde o dia que a ganhou, em Chicago.

A Ludwig Drum Company decidiu dar o presente a Ringo depois que ele apareceu no programa “The Ed Sullivan Show”, na estreia do grupo na televisão americana, tocando uma de suas baterias com o nome da marca bem visível, que popularizou a casa de instrumentos e multiplicou suas vendas.

No mesmo ano, os Beatles fizeram uma turnê pelos Estados Unidos, que os levou a Chicago, sede da empresa, onde o baterista ganhou o tambor coberto em ouro de 35 centímetros de diâmetro, considerado um modelo especialmente “sensível”.

O comissário do departamento de instrumentos musicais do Met, Jayson Kerr Dobney, disse hoje que o tambor, feito “para uma das baterias mais influentes de sua geração”, é considerado uma peça “icônica”.

A comemoração do aniversário do ex-beatle contará também com a transmissão nas cadeias de televisão públicas americanas do documentário “Live from the Artists Den”, um show íntimo realizado no auditório do Met no qual Ringo tocou junto com Ben Harper e Joan Osborne.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Paul McCartney está nervoso por tocar para Obama

O músico britânico Paul McCartney disse nesta terça-feira (1/06) que está nervoso por tocar perante o presidente americano, Barack Obama, de quem se declarou um “grande fã” e de quem receberá nesta quarta o maior prêmio para músicos populares nos Estados Unidos.

O ex-Beatle, que recebeu das mãos da rainha Elizabeth II o título de cavalheiro do Império, realizará um sonho impensável para o menino de Liverpool, que cresceu escutando os irmãos Gershwin, os compositores americanos que dão nome ao prêmio que vai receber. “Para um menino britânico que cresceu em Liverpool, a Casa Branca é algo bastante especial”, disse em entrevista coletiva que concedeu na Biblioteca do Congresso dos EUA para falar sobre a cerimônia, da qual participará junto a outros artistas, como Stevie Wonder e Elvis Costello.

Para o músico inglês, que completará 68 anos em julho, a “sorte” e o talento lhe trouxeram prêmios importantes, segundo assinalou, mas desta vez ele está “um pouco nervoso” por ter de atuar “a poucos metros” de Obama. “Sou um grande fã de Obama. É um grande homem, portanto o deixem em paz. Está fazendo um grande trabalho”, brincou, dirigindo-se aos jornalistas da sala, a quem contou alguns segredos.

Por exemplo, disse que os versos da canção “Here today”, um tributo a John Lennon, que dizem “Lembra da noite em que choramos, pois não havia nenhuma razão para deixar tudo aquilo dentro?”, se referem a uma tarde de bebedeira do grupo em Key West, uma ilha da Flórida, quando a viagem do grupo foi adiada devido a furacões no sul dos EUA.”Não havia nada para fazer ali. Era como um filme de Humphrey Bogart. Nos sentamos, bebemos e aquela se tornou uma dessas noites nas quais você faz confissões a teus amigos. Mas nunca choramos”, disse.

Reconhecido ecologista, Paul preferiu não dar sua opinião sobre o desastre do vazamento da British Petroleum (BP) no Golfo do México, ao manifestar: “essa é uma pergunta grande demais para mim”. Sobre a composição das canções nas cabeças dos músicos, disse: “É um mistério. É magia. Começa com um buraco negro, e se você tiver sorte, algumas horas depois haverá uma canção. Esse mistério, essa magia é ainda a mesma para mim”, disse.

Paul acredita que o papel do cantor de hoje é o mesmo que o do passado, e a cena musical segue tão viva como no passado, mas há mais soberba. “Há muitos bons compositores por aí. A cena se mantém tão boa quanto antes. Bom, talvez não sejam tão bons quanto os Beatles”, assinalou.

Fonte: EFE

Posts relacionados:

Related Posts with Thumbnails