sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Mistura de Beatles e ritmos brasileiros em Liverpool



Eles unem duas importantes manifestações musicais: a música dos Beatles e os ritmos brasileiros. É assim que o “Bloco do Sargento Pimenta” começa a marcar presença no cenário musical brasileiro. Era só o que faltava, se for considerado que as músicas do quarteto mais importante do rock já ganharam arranjos clássicos para orquestra e até para cantiga de ninar.

O grupo, formado há pouco mais de um ano, vai se apresentar no Réveillon carioca e, em fevereiro do próximo ano, desfila no Carnaval do Rio. Para Minas, por enquanto, a agenda guarda lugar apenas para Juiz de Fora, dia 3 de fevereiro, no Cultural Bar.

Aos 23 anos, Mateus Xavier, um dos diretores musicais da banda, não conheceu o frisson que os Beatles provocaram na música nos anos 1960. Mas isso não importa nem para ele nem para os novos jovens admiradores das famosas canções. “Em nosso primeiro show, a gente ficou pensando: ‘Será que a galera sabe a música em inglês?’ E todo mundo cantou junto”, lembra.

No desfile no Carnaval de 2011, em Botafogo, no Rio de Janeiro, a bateria com 50 pessoas arrastou cinco mil pessoas, sendo que estavam sendo esperadas apenas 500 pessoas. Em 2012, o bloco deve sair do Aterro do Flamengo e sabe lá Deus quantos outros mil foliões e roqueiros vai carregar.

A mistura musical que o bloco inventou começou com nove amigos que adoravam Carnaval e, claro, Beatles. Porém, “não sabiam nada de música”, admite Xavier.

A solução para materializar o invento foi convidar profissionais da área para botar a música de pé. Hoje, “os Pimentas” – como são chamados os membros do grupo – são mais de 70. São músicos de 20 a 60 anos divididos em guitarras, baixo, cavaquinho, sopros e vocais e a bateria, composta por surdos, caixas, repiques, tamborins, agogô. Muita pimenta.

“Queríamos fugir um pouco da ideia de associar as músicas apenas com os ritmos do carnaval”, conta Xavier. A proposta encorpou ainda mais e, além de marchinha e samba, as versões admitiram funk com “A Hard Day’s Night”, afoxé com “Drive My Car”, samba reggae com “Help”, xote com “Love Me Do” e maracatu com “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, música que fala de personagem cujo nome inspirou o nome do bloco – pepper é pimenta, em inglês.

Cerca de 25 músicas foram adaptadas até agora. Você pode ver o bloco na rua mostrando alguns desses resultados no site de compartilhamento de vídeos You Tube. A multidão delira. E os integrantes da banda também.

“Temos que ficar nos segurando para não fazermos mais versões – senão não conseguimos apresentar tudo”. O diretor musical adianta que o grupo faz contato com organizadores da Beatles Week para negociar uma apresentação festival internacional em memória da banda inglesa.

O programa é realizado em Liverpool, cidade onde os Beatles surgiram. O tema da festa deste ano será a sustentabilidade, dando a largada para a “Rio+20”, conferência mundial das Nações Unidas que acontece no Rio de Janeiro em 2012. Ações sustentáveis estarão presentes nas etapas de produção, montagem e desmontagem do programa.

A festa deste ano contará com artistas consagrados e cenários aliados a tecnologias que prometem surpreender o público, que é estimado em dois milhões de pessoas.

O show pirotécnico terá seis fases temáticas: Bem-vinda Rio+20; Energia Solar; Água; Fauna e Flora; Vento e Otimismo. Cada uma destas fases terá cores e formas características de fácil identificação para o público.

Concomitantemente com a queima de fogos, os presentes ouvirão trilha sonora montada pelo DJ João Brasil. A estrutura da queima de fogos terá 11 balsas, dispostas no mar em pontos estratégicos.

Fonte: Hoje em Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts relacionados:

Related Posts with Thumbnails