domingo, 19 de setembro de 2010

Carta de Lennon mostra raiva do beatle contra a Capitol

Uma carta recentemente revelada, que pode ter sido escrita por John Lennon, pode ajudar a esclarecer um boato que circula por décadas: John Lennon não estava feliz com a Capitol Records, sua antiga gravadora.

Na carta, datada de "O ano do nosso Ford 76", Lennon mescla momentos de bom humor com raiva. O beatle também se esforça para proteger a imagem dos "Fab Four". A carta faz parte do tesouro do Rock que uma mulher do Sul da Califórnia tem compartilhado recentemente com a produção do canal NBCLA.

Patti Daley disse que a carta foi dada a ela décadas atrás, quando ela e seu então namorado, o guitarrista Jesse Ed Davis, visitavam Lennon e família em Nova York.

Na ocasião, Lennon se mostrou chateado com a Capitol por selecionar para um disco de coletâneas dos Beatles, batizado de "Rock 'n' Roll Music", uma foto que o beatle não gostou. A capa trazia um retrato colorido e brilhante dos Beatles contra um fundo prata.

Lennon começa a carta atacando o título da coletânea: "Acho que o título é muito longo: 'Rock 'n' roll beatles', é curto e doce, claro e puro."

Em seguida, ele se queixa da obra: "A capa parece algo rejeitado pelos Monkey's. Na verdade, parece o tipo de porcaria que a EMI tem usado para divulgar nossos primeiros anos de banda. Não é, definitivamente, uma capa de Rock 'n' Roll".

Lennon sugeriu que a Capitol devesse procurar Astrid Kirshner, uma fotógrafa amiga de Lennon, que fez fotos da banda no ínicio da carreira, na década de 60. Lennon, inclusive, escreveu na carta como contáta-la em Hamburgo, na Alemanha.

Incrivelmente, Lennon também acusou a Capitol de tentar "enterrar" a imagem dos Beatles: "Vocês insistem em usar uma imagem funérea. Acho que vocês estão menosprezando a imagem dos Beatles junto ao mercado, aos críticos, aos fãs. Na verdade, vocês estão enterrando os Beatles. Tudo depende de vocês."

O beatle continua: "Não tentem fazer uma camisa de seda com a bunda dos porcos, ou seja, inventando stereo tirado do mono".

Ele termina a carta com bom humor: "Tudo de bom do velho amigo John Lennon." Ele também deu instruções para que todos os seus ex-companheiros da banda tivessem uam cópia da carta.

A carta, que ainda precisa ser autenticada, parece ser uma cópia do original e pode valer muito dinheiro para colecionadores, fãs dos Beatles e historiadores do Rock 'n' Roll, pois proporciona uma visão incrível da tênue relação entre os Beatles e a gravadora.

Na década de 1970, a Capitol ficou lançando álbuns de coletâneas dos Beatles com várias músicas de diferentes álbuns e os membros da banda não sabiam quais eram as canções que compunham cada disco. Para se vingar, os Beatles chegaram a lançar um álbum com uma capa cheia de pedaços de carne, em alusão ao retalhamento que a gravadora fazia com os álbuns dos Beatles.

Fonte: NBCLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts relacionados:

Related Posts with Thumbnails