sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Nasa vai transmitir música dos Beatles no espaço



Fonte: Folha Online

A Nasa (agência espacial norte-americana) vai transmitir a canção dos Beatles "Across The Universe" no espaço no dia 4 de fevereiro. A idéia é comemorar os 40 anos desde que os Beatles gravaram a música e o aniversário de 50 anos de fundação da agência-- que será completado em outubro de 2008.

A transmissão será feita pela Deep Space Network, rede internacional de antenas que dá suporte para a exploração do universo.

A música será orientada na direção da Estrela Polar (Polaris), a mais brilhante da constelação da Ursa Menor, situada a 431 anos-luz da Terra (um ano-luz corresponde a 9 trilhões e 460 bilhões de quilômetros), afirma a Nasa em seu site na internet. De acordo com a agência, a canção viajará no universo a uma velocidade de 299,3 mil km/s.

O ex-Beatle Paul McCartney afirmou estar entusiasmado com esta iniciativa. "Extraordinário! Bravo! A Nasa vai transmitir minha afeição aos extraterrestres", comentou, em uma mensagem endereçada à agência espacial.

A viúva de John Lennon, o principal autor desta canção, Yoko Ono, considerou o evento significativo. Segundo ela, "marca o início de um novo tempo no qual nos comunicaremos um dia com milhares de planetas".

Não é a primeira vez que a Nasa utiliza a música dos Beatles. Em novembro de 2005, Paul McCartney havia interpretado "Good Day Sunshine" durante um concerto retransmitido à ISS (Estação Espacial Internacional), que abriga uma equipe de três astronautas norte-americanos e russos.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Morre o guru dos Beatles Maharishi Yogi



Fonte: Pernambuco.com

Morreu nesta terça-feira, em sua residência na Holanda, o guru indiano Maharishi Mahseh Yogi, que ficou conhecido por meditar com os Beatles durante uma viagem que os músicos fizeram à Índia em 1968. Aos 91 anos, ele já havia anunciado aposentadoria no mês passado, dizendo que considerava que seu trabalho estava concluído.

Maharishi Mahesh Yogi começou a espalhar seus ensinamentos sobre meditação transcedental pelo mundo a partir de 1958. O encontro com os Beatles aconteceu em 1968, um ano após George Harrison se empolgar com a Meditação Transcendental e contagiar seus parceiros de banda.

Os Beatles viajaram com Maharishi para a sua Academia de Meditação em Rishikesh, nos Himalaias, junto a outras celebridades, entre elas a atriz Mia Farrow (esposa de Woody Allen), o cantor Donovan e Mike Love, integrante do grupo Beach Boys. Foi um dos períodos mais férteis para John Lennon, que compôs sem parar. As canções foram parar no "White Album", o lendário álbum branco dos Beatles. Reza a lenda que os músicos consumiram drogas sem o conhecimento de Maharishi.

John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr abandonaram o "templo" sem dar maiores explicações. Na época, disseram que a relação dos Beatles com o guru ficou abalada depois que eles perceberam que Maharishi estava mais interessado em Mia Farrow do que nos assuntos transcedentais. De acordo com informações não oficiais, a música "Sexy sadie" seria uma crítica da banda ao líder espiritual.

Imagens filmadas dos quatro Beatles sentados com as pernas cruzadas, usando vestes brancas e com guirlandas de flores na cabeça, foram difundidas pelo mundo. A viagem dos Beatles à Índia influenciou milhares de seus fãs na época a procurarem mais informações sobre a meditação transcendental, ajudando a tornar Maharushi Mahesh Yogi ainda mais conhecido. O guru chegou a ter cerca de seis milhões de seguidores em mais de cem países.

Não se sabe muito sobre sua vida pessoal, mas parece que ele teria nascido no Estado indiano de Madhya Pradesh. Maharishi estudou física antes de dedicar sua vida à iluminação espiritual. Em seus ensinamentos, o guru dizia estar querendo estimular a paz interior e a iluminação.

Posts relacionados:

Related Posts with Thumbnails