domingo, 13 de setembro de 2009

Rock Band aprovado por John Lennon

Cover do ex-Beatle testou com o JT o jogo
que traz 45 canções do grupo de Liverpool

Por: Felipe Branco Cruz, do Jornal da Tarde

A última quarta-feira foi um dia incomum. Pelo menos para os beatlemaníacos, que viram na cabalística data 09/09/09 um marco: o lançamento do jogo "Rock Band: Beatles" e da discografia completa da banda, remasterizada. O JT não deixou a data passar em branco e convidou Fábio Colombini, cover de John Lennon, do grupo Beatles 4 Ever, para incorporar o Lennon virtual e dar sua opinião sobre o game.

O teste, feito com o console X Box 360, aconteceu na loja UZ Games, no Shopping Ibirapuera, e o veredicto foi dos melhores. “É impressionante o nível de fidelidade com que os gráficos reproduzem momentos-chave da carreira do grupo. Os produtores perceberam que não podiam vacilar com os fãs e capricharam.”

Nos Estados Unidos, o jogo vem acompanhado de instrumentos que reproduzem os clássicos modelos utilizados pela banda, como a guitarra Rickenbacker 325, de Lennon, e o baixo Höfner, de Paul McCartney. No Brasil, as peças só estarão disponíveis em 2010. O teste acabou sendo feito, então, com outra guitarra – o que não impediu a diversão.

Vestido com um terninho preto semelhante ao usado pelos membros do grupo no início da carreira, Colombini começou o jogo tocando "Twist And Shout" e "Boys". Mesmo já familiarizado com o estilo do game, o nosso Lennon preferiu não arriscar e escolheu o módulo fácil. Depois de dez notas seguidas sem erro, ele esboçou o primeiro sorriso. O resultado surpreendeu: 98% de aprovação.

No total, são 45 canções, que passam por todas as fases da carreira dos Beatles. A cada música, há um cenário diferente e significativo, como, por exemplo, o Cavern Club, os estúdios Abbey Road, o programa de TV Ed Sulivan Show, o Shea Stadium e até o teto da sede da gravadora Apple, onde a banda fez a sua última apresentação.

Entre uma música e outra, Colombini soltava comentários do tipo “a reprodução da mesa de som é idêntica à de Abbey Road” ou “a forma como Ringo pega nas baquetas e a desliza na bateria é assustadoramente igual”.

Uma característica do novo jogo que o diferencia dos outros da série Rock Band é a falta das vaias. Nos anteriores, quando um jogador tocava muito mal, o público vaiava. Como não pega bem vaiar os Beatles, os produtores acharam melhor retirar o efeito.

Mudando o traje para a farda verde de Lennon em Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, Colombini foi ao nível médio para interpretar "Lucy in The Sky With Diamonds" e "I Am The Walrus". “Não dá para aprender a tocar guitarra com o jogo, mas percebi que os produtores tiveram o cuidado de manter os mesmos acordes.” O game funciona assim: as notas são representadas por cores e o jogador precisa apertar a tecla com a cor correspondente na guitarra no mesmo momento em que é passada no televisor.

Para se despedir, Colombini mudou o figurino de novo e, com um terno branco semelhante ao utilizado por seu ídolo em Abbey Road, reproduziu "I Want You". “Eles estão no teto da Apple, foi a última apresentação do grupo”, observou o Lennon brasileiro. O ‘show’ acabou com a canção Revolution. “Uma pena não ter a bateria para tocar. Acho que ela seria o instrumento mais divertido.” Assim, ficou no ar a expectativa para o ano que vem, quando o game chegará completo ao País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts relacionados:

Related Posts with Thumbnails