domingo, 26 de dezembro de 2010

Faixa de Abbey Road vira patrimônio histórico e Macca festeja

A faixa de pedestres mais famosa do mundo ganhou, no dia 22 de dezembro, o status de patromônio histórico da Inglaterra.

Imortalizada na capa do disco Abbey Road, onde os Beatles realizaram sessão fotográfica em 1969, a sinalização é primeira do tipo a entrar na lista "Grade 2", na qual prédios e obras arquitetônicas são tombados como reconhecimento de sua importância histórica e cultural.

O prédio do estúdio que leva o nome da rua - e é considerado o templo dos Beatles - já havia recebido a certificação em fevereiro deste ano.

John Penrose, ministro de Turismo da Grã Bretanha, disse que a faixa não é um castelo ou uma catedral, mas uma sessão de fotos de 10 minutos com os Beatles numa manhã de agosto de 1969 foram suficientes para atender às reivindicações para se tornar o local em patrimônio histórico da Inglaterra.

Para Roger Bowdler, chefe do Patrimônio Inglês, esse é um caso raro. "Apesar de uma estrutura modesta, a travessia tem renome internacional e continua a ter enorme apelo cultural." Ele se refere ao local como a "Meca dos Beatles" pelo fato de tanta gente ir até lá e imitar a travessia.

Sir Paul McCartney gostou muito do presente: "Este tem sido um ano ótimo para mim e um grande ano para os Beatles e saber que a faixa de Abeey Road vai ser preservada é a cereja do bolo", festejou.

Em 1993, McCartney já havia homenageado o local com uma réplica da capa de Abbey Road para seu álbum de músicas ao vivo 'Paul is Live'. Na foto, ele e um de seus cachorros atravessam a faixa.

A residência de Paul em Londres, em Cavendish Avenue, fica a apenas dois quarteirões do estúdio.

Na homepage do blog Beatles-BR você pode conferir as imagens ao vivo de uma câmera que fica em Abbey Road. Basta clicar sobre o link.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts relacionados:

Related Posts with Thumbnails