sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Pete Best não demonstra mágoa por ter saído dos Beatles


Um cara simpático, com jeito de "avozão" e cheio de histórias para contar. Essa é a primeira impressão que o baterista e fundador dos Beatles Pete Best causa a quem o encontra. O ex-Beatle está no Espírito Santo para realizar duas apresentações com a banda cover capixaba Clube Big Beatles, neste fim de semana.

Em entrevista coletiva, ele destacou a proximidade com John Lennon, ironizou Ringo Starr, que o substituiu na bateria da banda mais famosa de todos os tempos, e falou sobre o início do grupo e sua relação com ex-companheiros após a explosão da banda. "John era o mais próximo. Ele era minha alma gêmea, éramos quase irmãos", afirmou Best. "Depois que eles explodiram, ninguém conseguia chegar perto. Nem eu, que era amigo de todos, conseguia sequer falar com eles ao telefone."

Sem demonstrar mágoa, o baterista afirma que não sabe porque foi demitido da banda. "Eu realmente não sei o que aconteceu. Muitos falam que foi porque eu era o mais calado, mas isso não é verdade. Éramos todos calados, mas o George Harrison era o mais tímido. Talvez tenha sido porque eu era o mais bonito", brinca o baterista.

Pete Best revelou ainda que chegou a se apresentar com os Beatles "em três ou quatro ocasiões", em Liverpool. Perguntado se conversou com Ringo Starr, seu substituto, ele explica que, desde 1962, nunca mais falou com Ringo. "Eu conhecia o Ringo. Éramos bateristas, de Liverpool. Nos encontravámos eventualmente e conversamos. Mas depois que deixei a banda e ele assumiu, nunca mais nos falamos. Nem mesmo quando nos apresentamos juntos", conta.

Acompanhado dos músicos da banda Clube Big Beatles, única banda brasileira citada no Hall da Fama do Cavern Club, em função das 16 apresentações consecutivas na International Beatle Week, Best falou ainda sobre a expectativa para as apresentações em Vitória. "Estamos preparando um show especial e inesquecível. Vamos cantar muitas músicas que eu toquei com os Beatles e estamos preparando algumas surpresas para o público".

Ao ser questionado pelo produtor e líder da Clube Big Beatles, Edu Henning, sobre o fato de ser o mais assediado pelas garotas durante sua passagem pelo quarteto de Liverpool, Best foi humilde. "Eram elas que nos escolhiam, mas foram muitas garotas."

O primeiro show do baterista com a banda Clube Big Beatles acontece no sábado, dia 8, no Spirito Jazz, na Praia do Canto, em Vitória. No domingo, eles voltam a se reunir para uma apresentação gratuita, na Praia de Camburi, também na capital. Esta apresentação vai contar ainda com a presença da Banda da Polícia Militar e do baterista dos Paralamas do Sucesso, João Barone.

Além de músicas dos Beatles, Pete também vai tocar músicas de sua banda, The Pete Best Band.

Vida de Rock Star
Pete Best foi o primeiro baterista e fundador dos Beatles, ao lado John Lennon, Paul McCartney e George Harisson. Ele ficou com o grupo de 1959 até 1962. Durante esse tempo, quando a banda ainda buscava espaço no cenário europeu, eles fizeram três viagens a Hamburgo, na Alemanha, onde se apresentavam em bares repletos de prostitutas, viajantes e marinheiros. "A primeira vez que fomos a Hamburgo ficamos quatro meses. Na segunda, três meses. E na terceira, dois meses. Foi um ótimo tempo. Vivemos uma vida de estrelas do rock", afirma o baterista, sem detalhar as aventuras vividas na Alemanha.

Pete foi substituído por decisão do empresário da banda, Brian Epstein, que alegava que o produtor do grupo, George Martin, estava insatisfeito com Best. Depois de deixar a banda, Best ainda tentou continuar no show business, mas já casado e com uma filha, decidiu arrumar um emprego. O primeiro trabalho foi como padeiro. "Apesar de ter me formado, ninguém me dava emprego porque achavam que eu voltaria para a música. Então, o único trabalho que consegui foi como padeiro", explica o baterista.

Ele trabalhou como padeiro por um ano, até se tornar funcionário público. Em 1988, quando se aposentou, decidiu retornar ao mundo da música, com a The Pete Best Band. "Desde então, já tocamos em várias partes do mundo, lançamos dois DVDs, um livro que conta a história do início dos Beatles e, principalmente, fiz muitos amigos", conta Best.

Por: Alex Cavalcanti
Fonte: Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts relacionados:

Related Posts with Thumbnails