terça-feira, 24 de maio de 2011

Paul McCartney empolga o Rio de Janeiro

Por: Felipe Branco Cruz
Rio de Janeiro

Inaugurado em 2007, o Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro, passou anteontem pelo primeiro grande teste como sendo palco para grandes shows. Até então, o estádio só tinha sido utilizado para jogos de futebol. E a estreia não poderia ser com um convidado melhor: o ex-Beatle Paul McCartney. A apresentação foi assistida por cerca de 45 mil pessoas. O show marcou também o retorno de Paul McCartney ao Rio, 21 anos depois de ele ter cantado no Maracanã, para 184 mil pessoas. Ontem, Paul fez um show extra no Engenhão, que, diferentemente do Morumbi, se mostrou um local de fácil acesso, com uma estação de trem em frente ao estádio. O ponto negativo do Engenhão foi sua péssima acústica, já que o espaço não foi projetado para ser palco de shows.

Mas, assim como nos shows que o ex-Beatle fez no ano passado em Porto Alegre e São Paulo, sua apresentação foi impecável, com 2 horas e 35 minutos de duração e repleta de sucessos. O público retribuiu o carinho de Paul, soltando bolas coloridas durante o refrão de Give Peace a Chance e levantando cartazes com “na-na-na”, durante o refrão de Hey Jude, deixando o cantor visivelmente surpreso. “Isso foi incrível”, ele disse, no palco. O show foi aberto com Hello Good Bye, um clássico dos Beatles. Simpático, Paul falou em português: “E aí cariocas! Boa noite Brasil!”. E disse: “Hoje, vou tentar falar em português. Mas vou falar mais em inglês”. Durante a apresentação, ele fez homenagens aos ex-colegas de banda. Para John Lennon, cantou Here Today. Para George Harrison, McCartney escolheu Something.

O show foi intercalado com momentos em que cantava canções mais lentas, como Yesterday e Hey Jude, com outras mais agitadas, como Helter Skelter e Live and Let Die. Paul deixou de fora a canção My Love, que ele cantou nos shows do ano passado. A explicação é que agora o músico está noivo de Nancy Shevell, 51 anos, e pode não pegar bem cantar uma canção que ele sempre dedicava à ex-mulher, Linda, que morreu de câncer. Tanto Paul quanto o público foram impecáveis anteontem. No ano passado, o cantor declarou que a apresentação de São Paulo tinha sido a melhor da turnê. Mas após os shows no Rio e do esforço da plateia para agradar ao ex-Beatle, vai ficar difícil decidir onde ele se sentiu mais querido.


Assista Paul McCartney cantando Hey Jude e o público com as placas escritas "na na na"


Confira o set-list do show de domingo:

1 – Hello, Goodbye
2 – Jet
3 – All My Loving
4 – Letting Go
5 – Drive My Car
6 – Sing The Changes (The fireman song)
7 – Let Me Roll It
8 – The Long and Winding Road
9 – 1985
10 – Let’em In
11 – I’ve Just Seen a Face
12 – And I Love Her
13 – Blackbird
14 – Here Today
15 – Dance Tonight
16 – Mrs. Vandebilt
17 – Eleanor Rigby
18 – Something
19 – Band on The Run
20 – Ob-la-di, Ob-la-da
21 – Back in The USSR
22 – I’ve Got a Feeling
23 – Paperback Writer
24 – A Day in Life/ Give Peace a Chance
25 – Let it Be
26 – Live and Let Die
27 – Hey Jude

Bis 1
28 – Day Tripper
29 – Lady Madonna
30 – Get Back

Bis 2
31 – Yesterday
32 – Helter skelter
33 – Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band
34 - The End

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts relacionados:

Related Posts with Thumbnails