quarta-feira, 25 de maio de 2011

Um show que vai deixar saudades

Por: Felipe Branco Cruz
Rio de Janeiro

O público carioca encantou Paul McCartney nos dois shows que o ex-beatle fez no Rio de Janeiro anteontem e domingo. Tanto é que ele escreveu uma carta aberta agradecendo à plateia pelo carinho (leia ao lado). “De repente todos mostraram cartazes. Foi uma coisa muito visual. Foi muito emocionante porque os fãs tiveram todo este trabalho”, escreveu. Ele se referia à apresentação de domingo, quando a plateia, depois de ter combinado pela internet, levantou vários cartazes com os dizeres “na na”, do refrão de Hey Jude.

No segundo dia, Paul trocou cinco das 22 canções exibidas em cada show. Ele abriu a apresentação com Magical Mistery Tour, diferente de domingo, quando começou com Hello, Goodbye. Depois tocou Coming Up, do álbum McCartney II, além de I Saw Her Standing Here, dos Beatles, que também não estavam no set de domingo. Ao contrário do atraso de 15 minutos do show de domingo, na segunda a apresentação começou exatamente às 21h30 e acabou à 0h de terça-feira. O público foi o mesmo da noite anterior, de 45 mil pessoas.

Aos cariocas, Paul ensaiou frases em português que agradaram em cheio. “Já falo português carioca”, disse. Depois ele apontou para si mesmo, bateu no peito e afirmou: “Carioca, carioca!”.

O repertório contou ainda com uma série de tirar o fôlego, que in cluía sucessos dos Beatles e da carreira, como All my Loving, Got to Get Into my Life, Long and Winding Road, Blackbird, Something, Eleanor Rigby, Paperback Writer, A Day in the life e Live and Let Die.

Abraços e autógrafos
No final do show, as jovens Laura, Carolina, Julia e Mariana subiram ao palco para abraçar o ídolo e ganharem autógrafos. “Elas precisavam de um abraço”, disse Paul quando elas desceram. Mais cedo, durante a passagem de som, por volta das 15h, três fãs também tiveram contato com Paul. Para a fluminense Raphaela Giffoni, de 28 anos, o ex-beatle cantou Happy Birthday, em homenagem ao aniversário da jovem. “Foi emocionante. Não tenho nem palavras”, disse. “Muita gente queria estar no meu lugar. Eu estava com um cartaz escrito em inglês pedindo um abraço de aniversário”, disse. Raphaela também assistiu aos shows de Porto Alegre e São Paulo, no ano passado. A argentina Micaella recebeu um autógrafo na barriga, e a ex-editora executiva do JT, Lúcia Camargo Nunes ganhou um autógrafo no braço. As duas disseram que irão tatuar a assinatura do ídolo. Mais cedo, o ex-beatle tinha velejado pela baía de Guanabara, num dia de muito sol. Logo depois do show, ele foi direto para o Aeroporto Internacional Tom Jobim. Uma passagem pelo Brasil para deixar o público e também Paul McCartney com saudades.

Leia abaixo na íntegra o texto escrito por Paul McCartney sobre os shows no Rio de Janeiro

"Estar no Rio foi fantástico desde o minuto que pousamos. A multidão em volta do hotel era "bananas" (maluca). Eles eram loucos e a atmosfera foi crescendo até fazermos os shows. Eu amo o Brasil. Eu amo o fato que eles amam música, é uma nação muito musical. Eu se eu amo música e eles amam música, então é uma conexão natural. Fãs de todas as idades estavam nos shows. Tinha um enorme grupo de fãs jovens, que eu amo, e também tinha seus pais e até seus avós. Então era uma enorme variação de idade. O entusiasmo pela minha música era simplesmente sensacional. Todos nós da banda curtimos esse momento maravilhoso e nós agradecemos aos fãs por tornarem tudo tão excitante.

Quando tocamos "Hey Jude" e pedi a plateia para cantar "na na na na's", de repente todos mostraram cartazes. Foi uma coisa muito visual. Foi muito emocionante porque os fãs tiveram todo este trabalho. Ele poderiam ter apenas vindo ao show e assistido, mas eles se falaram antes para criar este momento tão especial. Ele se conectaram uns com os outros, depois conectaram-se conosco e com a equipe inteira. Todos se sentiram unidos. Foi muito excitante e emocionante ver que as pessoas se importam tanto."

Paul McCartney

Confira o setlist do show de segunda-feira:

1) Magical Mistery Tour
2) Jet
3) All my Loving
4) Coming Up
5) Got to Get You Into my Life
6) Sing the Changes
7) Let me Roll It
8) Long and Winding Road
9) 1985
10) Let me In
12) And I Love Her
13) Blackbird
14) Here Today
15) Dance Tonight
16) Mrs Vandebilt
17) Eleanor Rigby
18) Something
19) Band on the run
20) Ob-la-di, Ob-la-da
21) Back in the USSR
22) I've Got a Feeling
23) Paperback Writer
24) A Day in Life/ Give Peace a Chance
25) Let It Be
26) Live and Let Die
27) Hey Jude

Bis 1
28) Day Tripper
29) Lady Madonna
30) I Saw Her Standing There

Bis 2
31) Yesterday
32) Helter Skelter
33) Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band
34) The End

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts relacionados:

Related Posts with Thumbnails