terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Inauguração de 'nova' Abbey Road confunde fãs dos Beatles



Fonte: BBC Brasil

Quando fãs dos Beatles planejam sua peregrinação por lugares que marcaram a história da banda no Reino Unido, terminar o dia em um distrito industrial em uma das regiões mais pobres de Londres não é exatamente o que têm em mente.

Mas é isso que está acontecendo com alguns dos admiradores dos quatro rapazes de Liverpool.

Uma estação de trem de superfície recebeu o mesmo nome da rua imortalizada ao figurar em um disco dos Beatles de 1969: Abbey Road.

Inaugurada no ano passado, a estação desde então está confundindo turistas interessados em visitar esse ícone na trajetória do grupo em Londres.

Rodeada de habitações populares e armazéns, porém, a nova estação está a 14 quilômetros da Abbey Road original, repleta de árvores e com a faixa de pedestre em que Ian Macmillan fez a famosa fotografia de John, Paul, George e Ringo para a capa do álbum da banda.

A "Abbey Road dos Beatles" fica no bairro de Camden e é também o endereço de um dos estúdios usados pelo grupo. A "nova" Abbey Road fica em West Ham.

Visibilidade
Na realidade, Londres tem pelo menos dez ruas chamadas Abbey Road - sendo a maior parte delas em subúrbios como Barking e Croydon.

A estação de Abbey Road, porém, parece ser a que mais tem causado confusão entre os turistas por aparecer no mapa do metrô da cidade.

Segundo Morag Haynes, que mora na região há duas décadas, durante os Jogos Olímpicos, muitos turistas acabavam na estação de West Ham justamente por localizar no mapa o nome da rua celebrizada pelos Beatles.

Mas mesmo depois dos jogos, não é difícil de encontrar turistas que tenham cometido o mesmo erro, como a americana Christie Johnson, jogadora de futebol semi-profissional de Denver.

"Acho que erramos", disse, ao lado do estudante Melody Vettraino, ao descer do trem em West Ham.

Dono de uma loja de conveniência próxima a estação, Saninder Singh diz que chega a receber até 10 fãs dos Beatles em seu estabelecimento por dia.

"Talvez deveriam colocar uma placa na estação dizendo 'essa não é a Abbey Road dos Beatles'", afirma Singh, admitindo que os visitantes acidentais lhe rendem uma bem-vinda receita extra comprando bebidas e doces.

Pesquisa
Segundo Allan Ramsey, porta-voz da Transport for London (órgão responsável pelos serviços de transporte público da capital britânica), é "lamentável" que alguns turistas confundam os dois endereços, mas acrescenta que os visitantes deveriam pesquisar um pouco antes de sair de casa.

Proprietário de uma loja que vende lembrancinhas com o tema dos Beatles perto da Abbey Road original, Howard Cohen conta que essa não é a única confusão feita por fãs desorientados do grupo.

"Há quem pense que Liverpool (uma cidade no noroeste da Inglaterra) fica na Rua Liverpool, em Londres", diz Cohen. "Eles esperam encontrar a casa de John Lennon lá."

Sobre o que deve ser feito a respeito da estação Abbey Road, em West Ham, Cohen brinca: "Talvez alguém deva abrir uma loja de lembrancinhas lá também."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts relacionados:

Related Posts with Thumbnails