quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Fãs de Ringo Starr falam sobre a rara preferência pelo ex-beatle



Em sua primeira passagem pelo Brasil, baterista dos Beatles tira devotos do armário

Por: Lívia Brandão
Fonte: O Globo

Há quase 50 anos, os detratores o acusam de ser um baterista "quadrado", um compositor medíocre, um músico de pouco valor; alegam que "nem George Martin o aturava" e, vejam só, até de "beatle feio" o pobre já foi chamado. Apesar de tantas críticas recebidas ao longo do que deveria ser uma carreira de glórias, Ringo Starr, o último a se tornar fab four, está em turnê pelo Brasil e tirou do armário alguns poucos - porém fiéis - seguidores. Gente que, como a atriz Liliana Castro, vê o patinho feio como cisne e não tem vergonha de bancar seu gosto, considerado exótico pelos ditos entendidos: "Amo Paul, George e John, mas Ringo é meu beatle favorito", diz, cheia de orgulho. Passando uma temporada fora do país, a atriz fez questão de marcar sua volta ao Brasil para a época dos primeiros shows de seu ídolo por aqui.

- Tentei ir a Nova York para assistir ao show em comemoração aos 70 anos de Ringo, no ano passado, mas não consegui uma brecha nas gravações de 'Ribeirão do Tempo' (novela da Rede Record). Este ano, descobri que ele estaria tocando em Praga no dia do meu aniversário e cheguei a comprar ingressos para a segunda fila, mas novamente tive um contratempo e precisei cancelar a viagem.

O alento veio na véspera de seu aniversário de 32 anos, em junho passado, quando Ringo confirmou seus primeiros shows no Brasil.

- Eu estava com uma longa viagem marcada e não fazia ideia de quando iria voltar, mas quando soube dos shows eu tive a certeza de que estaria no Rio no dia 15 de novembro - afirma a atriz, que comemora o fato de poder assistir ao show ao lado de seus amigos. - Eu vou precisar de uma ajudinha dos meus amigos, preciso que eles segurem a minha mão! - brinca, citando "With a little help from my friends", clássico dos Beatles cantado por seu muso.

Beatlemaníaca de pai e mãe, Liliana não esconde a ansiedade de assistir ao seu primeiro show de Ringo - contra cinco de Paul McCartney em seu currículo - e não sabe precisar quando, nem como, surgiu a paixão pelo baterista.

- Ouço Beatles em casa desde bebê e, desde que tenho consciência, sempre fui apaixonada pelo Ringo. Com o passar do tempo, fui gostando cada vez mais. Ele é bacana, espontâneo, divertido, tem aquela voz meio assim, um carisma que se destaca muito nos vídeos dos Beatles. É paixão, paixão não precisa de lógica. Não gosto do Ringo porque ele toca bateria de um jeito ou de outro, gosto porque ele me parece ser um cara muito legal, eu queria ser amiga dele! - brinca a atriz, que transformou sua casa numa "filial de museu dos Beatles".

Fãs como Liliana, que têm o narigudo como seu rapaz de Livepool preferido, são raros. Quem garante é Marcelo Castilho, baterista da banda cover Terra Molhada.

- Em 30 anos tocando Beatles, depois de quase três mil shows por todo o país, eu não me lembro de ter conhecido alguém assim - diz, rindo.

Liliana, porém, não está sozinha. A paulistana Danielle Santos de Oliveira - ou melhor, Danielle Starkey - compara Ringo a Deus, mas frisa que foi cativada pelo "jeito humano" do músico. Gerente da loja Beatles 4 Ever, de São Paulo, a moça de 20 anos gosta tanto de Ringo que marcou seu amor musical na pele.

- Tatuei a sombra do Ringo na capa do "Help!". Normalmente as pessoas fazem os quatro juntos e eu até já pensei em completar o desenho, mas se um dia eu fizer isso vou ter que fazer uma outra tatuagem só do Ringo - garante Danielle, que, como nove entre dez fãs de Beatles, começou a ouvir os fab four por influência paterna. A comerciante encantou-se por Ringo de tal maneira que hoje jura conhecer todas as músicas da carreira solo do cantor. - Conheço até as mais obscuras. É uma pena que ele cante pouquíssimas músicas da carreira solo dele, pois, diferentemente do que muita gente pensa, ele tem muitas canções boas.

O fanatismo da moça, porém, não se restringe apenas ao campo musical. Danielle namora há nove meses o músico Ricardo Felício, justamente o baterista da banda Beatles 4Ever, no que ela jura ser uma feliz coincidência - No começo o Ricardo sentia ciúmes dessa minha paixão pelo Ringo, mas ele acabou se acostumando. Não tinha outro jeito, sou louca por ele desde os meus 12 anos! - explica.

Apelo com o público infantil
Assim como Liliana e Danielle, Ringo conquistou mais um fã ainda na infância: Giovanni Felipe Sodré suspira aliviado por ter completado 12 anos em maio deste ano e, com isso, ter atingido a idade mínima para entrar nos shows da turnê brasileira de Ringo Starr. Filho de pai músico, avô produtor musical e de família beatlemaníaca, Giovanni desde cedo elegeu o baterista como seu favorito. O motivo? O jeitinho fanfarrão e galhofeiro dele, claro.

- Ele é brincalhão no palco, está sempre correndo e dando risada como se fizesse tudo por diversão e não por trabalho. Também acho o Ringo o mais engraçado dos Beatles, principalmente nos filmes, como o "Help" - explica Giovanni, que aprendeu a tocar guitarra e pretende estudar bateria para seguir os passos do ídolo.

A devoção do menino fez a mãe, Aline Sodré, de 31 anos, descartar as clássicas viagens para a Disney durante as férias escolares e cogitar uma turnê atrás do ex-beatle.

- Fomos a um dos shows do Paul McCartney no ano passado e ele gostou muito, mas saiu dizendo que preferia ver o Ringo ao vivo. Cheguei a combinar com o pai do melhor amigo dele, outro fanático pelo Ringo, de viajarmos para os Estados Unidos e levarmos os meninos em um show. Ainda bem que o Ringo resolveu vir antes! - comemora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts relacionados:

Related Posts with Thumbnails