quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Carta escrita por McCartney é vendida por US$55 mil



Por: Mike Collett-White

Uma carta escrita a mão por Paul McCartney em 12 de agosto de 1960, convidando um baterista não-identificado para um teste para uma vaga nos Beatles, foi vendida na casa de leilões Christie's por 34.850 libras (55 mil dólares).

O documento foi descoberto dobrado dentro de um livro que foi comprado em uma venda ambulante de quinquilharias em Liverpool, local de nascimento da banda.

Esperava-se que a carta fosse vendida por 7 mil a 9 mil libras no leilão de souvenires da cultura pop na Christie's de Londres, na noite de terça-feira.

Pouco depois que a carta foi escrita, a recém-formada banda dos Beatles viajou para Hamburgo, na Alemanha, para realizar uma série de shows e embarcar rumo ao estrelato.

Segundo cronologias dos Beatles na Internet, o baterista Pete Best se juntou à banda em 12 de agosto. Ele foi expulso dos Beatles dois anos depois e substituído por Ringo Starr.

O leiloeiro disse que a carta era um dos exemplos mais antigos da banda sob o nome Beatles.

Também foi importante para os historiadores do pop porque sugere que McCartney estava procurando uma alternativa para Best até o último minuto e sabia mais dos detalhes sobre a viagem de Hamburgo do que se conhecia anteriormente.

O item de maior valor vendido no leilão, por 97.250 mil libras, foi uma placa escrita a mão com a inscrição "BED PEACE" (Paz na Cama, numa tradução livre), exibida durante um dos famosos "bed-ins" pela paz de John Lennon e Yoko Ono, em 1969.




Leia conteúdo da carta na íntegra:

"Caro Senhor,
Em resposta ao seu anúncio no Echo, na noite de quarta-feira, nós gostaríamos de te oferecer um teste para a posição de baterista no grupo.
Você vai, no entanto, precisar estar livre para uma viagem para Hamburgo (despesas pagas 18 libras por semana (aproximadamente) por dois meses).
Se te interessas, bata no clube Jacaranda, Slates St. e pergunte por qualquer membro dos Beatles, Alan Williams, ou deixe uma mensagem, começando quando estiver disponível.
Sinceramente, Paul McCartney
Os Beatles"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts relacionados:

Related Posts with Thumbnails