segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Sem muitos hits, Ringo emocionou em São Paulo


Em SP, o ex-beatle brincou com a plateia e contou 
com a ajuda de seus músicos no repertório

Por: Felipe Branco Cruz

Na portaria, uma eufórica mistura de jovens e quarentões.  Quando os portões foram abertos, uma cena comum nos shows dos grandes ídolos: correria para pegar os lugares mais próximos do palco.  Dali a duas horas, o ex-beatle Ringo Starr assumira os vocais e as baquetas para apresentar os sucessos da sua ex-banda que ficaram famosos na sua voz.  O que os jovens não esperavam encontrar era um show com poucos hits e muitos covers.  Foi assim a apresentação de um dos mais importantes bateristas da história do rock, realizada na noite de anteontem no Credicard Hall, em São Paulo. 

Ringo, como bom britânico, começou o show pontualmente às 20h30, com It Don't Come Easy, que ele emendou com Honey Don't, cover de Carl Perkins, que também foi gravada pelos Beatles.  De um repertório de 22 músicas, Ringo cantou apenas 12.  As outras foram interpretadas por sua The All Starr Band, formada pelos músicos Rick Derringer, Richard Page, Wally Palmer, Edgar Winter, Gary Wright e Greg Bissonette. 

Os fãs mais velhos devem ter se identificado mais com o repertório que privilegiou sucessos das décadas de 60 e 70.  Ringo só conseguiu animar os mais jovens quando interpretou os hits dos Beatles, como I Wanna Be Your Man, Yellow Submarine, Boys e With Little Help From My Friends. 

No palco, pouco à vontade quando assumia o microfone, Ringo dançava de forma desengonçada, balançando os braços para um lado e para o outro.  Ele só parecia se sentir mais confortável quando ficava atrás da bateria.  Mesmo assim, o músico esbanjou simpatia e conversou bastante com a plateia.  Antes de interpretar I Wanna Be Your Man, Ringo disse que a música era para todas as mulheres e também para alguns homens. Antes de Yellow Submarine, o baterista também brincou.  "Não vou contar o nome da próxima música.  Se vocês não souberem o nome dela, então, estão no show errado.  Aqui não é a apresentação do Lenny Kravitz. " Durante a música, a plateia retribuiu o carinho exibindo cartazes com o desenho de um submarino amarelo. 

Da sua carreira solo, Ringo incluiu no repertório a canção Photograph.  Mais uma vez, o público surpreendeu o baterista mostrando vários cartazes com sua fotografia.  "Onde vocês conseguiram essas fotos?  Que surpresa!  Amo vocês", disse. 

O show de Ringo, na verdade, foi dois em um.  O primeiro consistiu nas músicas dos Beatles e da carreira solo.  E o segundo, em um apanhado de canções de autoria dos integrantes da The All Starr Band.  Cada um deles executou duas músicas de seus grupos originais.  O destaque ficou para o mestre Edgar Winter, irmão de Johnny Winter.  O pianista e saxofonista interpretou Free Ride e Frankenstein.

Richard Page também deu um show à parte.  O baixista emocionou a plateia ao tocar seus clássicos Kyrie e Broken Wings. 

Ringo sabe que Paul McCartney, George Harrison e John Lennon tinham condições de produzir um show apenas com composições próprias.  Na sua posição de baterista, no entanto, a alternativa mais viável para ele foi esta mesma: um show com uma pequena ajuda dos amigos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts relacionados:

Related Posts with Thumbnails