Por: Breno Augusto
Fonte: Diário dos Beatles
Extra Texture (Read All About It) é um álbum de George Harrison, que foi lançado no dia 09 de setembro de 1975. Após a criação da Dark Horse, Extra Texture (Read All About It) foi o último álbum de Harrison do seu contrato com a Apple Records (e também o último álbum de estúdio na Apple) e EMI, tudo pronto para embarcar em seu próprio selo,a Dark Horse Records, inicialmente distribuído pela A & M Records.
Fonte: Diário dos Beatles
Extra Texture (Read All About It) é um álbum de George Harrison, que foi lançado no dia 09 de setembro de 1975. Após a criação da Dark Horse, Extra Texture (Read All About It) foi o último álbum de Harrison do seu contrato com a Apple Records (e também o último álbum de estúdio na Apple) e EMI, tudo pronto para embarcar em seu próprio selo,a Dark Horse Records, inicialmente distribuído pela A & M Records.
Uma vez que Harrison se permitiu um tempo necessário para descansar após os acontecimentos de 1974 e ocupou-se com outros projetos da Dark Horse, ele finalmente começou a gravar o seu álbum que era uma obrigação de "contrato" - a maior parte foi cortado na A & M Studios em Los Angeles, nos Verão de 1975. Entre os músicos que ele usou para gravar o Extra Texture (Read All About It) foram Jim Keltner na bateria, Leon Russell no piano, e um jovem David Foster - então contrato com a Dark Horse Records, com uma banda chamada Atitudes - que forneceu três arranjos de cordas e teclados.Os diferentes baixistas aparecem em quase todas as faixas, e incluem Klaus Voormann, Carl Radle, Paul Stallworth, Willie Weeks, e Harrison tocando baixo sintetizado no Arp.
Especialmente para o álbum, Harrison completou "You", uma canção que ele tinha a intenção de que Ronnie Spector gravasse, e que não foi além do que uma música mas sem vocais em 1971. Posteriormente, tornou-se um hit no Top 20 nos Estados Unidos, e alcançou # 38 no Reino Unido. O acompanhamento individual em fevereiro de 1976, "This Guitar (Can't Keep From Crying)"- uma continuação lírica de "While My Guitar Gently Weeps" - foi o último lançamento da Apple Records novo até que o rótulo foi revivida na década de 1990 , e também os Beatles como primeiro single "Ooh Baby (You Know That I Love You)" foi a primeira de duas homenagens a Smokey Robinson que Harrison iria lançar.
Lançado com uma capa laranja de espessura e textura áspera (daí o título), Extra Texture (Read All About It) foi melhor recebido do que o álbum Dark Horse pela crítica, embora ela ainda era considerado um pouco abaixo do gosto do público em geral. Harrison viria a designar-se o álbum como seu pior. O álbum alcançou a posição # 8 nos Estados Unidos - o seu último álbum Top 10 lá por 12 anos - e foi ouro, alcançando # 16 no Reino Unido.
Pontos de interesse: Talvez uma piada referenciando o fim iminente da gravadora dos Beatles, Apple Records, o logotipo da Apple é apresentado no Extra Texture (Read All About It) como todos devorados.Além disso, Harrison é retratado na capa do interior com a legenda "OHNOTHIMAGEN" (ou seja, "Oh, não ele de novo!"), Uma maneira humorística sobre a popularidade cada vez menor de Harrison no momento. O curioso título do álbum resulta de um jogo de palavras interpretado por Harrison e vários outros músicos durante as sessões de gravação do álbum.
O álbum saiu em CD sem bonus no dia 27 de janeiro de 1992.
Faixas:
1."You" – 3:41
Faixa sem vocais em fevereiro de 1971 e destinados ao Ronnie Spector, terminou em 1975 para este álbum.
2."The Answer's At The End" – 5:32
Inspirado por umas palavras da parede escrito por Sir Frankie Crisp, o titular original do Friar Park, que Harrison adquiriu em 1970 e onde morou até sua morte em 2001.
3."This Guitar (Can't Keep From Crying)" – 4:11
Uma continuação da composição lírica de 1968, Harrison "While My Guitar Gently Weeps"
4."Ooh Baby (You Know That I Love You)" – 3:59
homenagem à Smokey Robinson
5."World of Stone" – 4:40
6."A Bit More of You" – 0:45
reprise da faixa "You" mas sem os vocais original de 1971
7."Can't Stop Thinking About You" – 4:30
8."Tired Of Midnight Blue" – 4:51
Originalmente intitulado "Midnight Blue ', mas mudou para evitar confusão com o recente hit de Melissa Manchester. Foi inspirado por sentimentos de frustração de George durante a longa doença de sua mãe e a morte subseqüente.
9."Grey Cloudy Lies" – 3:41
10."His Name Is Legs (Ladies And Gentlemen)" – 5:46
Características das palhaçadas vocal de "Legs" Larry Smith, um ex-membro da Bonzo Dog Doo Dah Band,banda que toca no filme dos Beatles "Magical Mystery Tour" na cena do strip tease.
Músicos e faixas:
-George Harrison - vocais, guitarra, sintetizador Moog
-Jesse Ed Davis - guitarra (faixas 3-7, 9)
-Chuck Findley - trompa (faixas 4, 10)
-David Foster - órgão, piano elétrico, arp (faixas 1-3, 5-7, 9, 10)
-Jim Gordon - bateria (faixa 1)
-Nicky Hopkins - piano (faixas 6, 7)
-Jim Horn - saxofone, flauta (faixa 1)
-Jim Keltner - bateria, percussão (faixas 1-9)
-Dennis Killeen - percussão
-Norma Kinney - percussão (faixa 2)
-Andy Newmark - bateria (faixa 10)
-Billy Preston - piano elétrico (faixa 10)
-Carl Radle - baixo (faixa 1)
-Emil Richards - percussão
-Leon Russell - piano (faixas 1, 8)
-Tom Scott - trompa, saxofone (faixas 4, 10)
-Legs Larry Smith - vocais (track 10)
-Paul Stallworth - baixo, backing vocals (faixas 2, 7, 8)
-Klaus Voormann - baixo (faixas 4-7)
-Willie Weeks - baixo (faixa10)
-Gary Wright - teclado, piano elétrico, arp (faixas 1-7)
Nenhum comentário:
Postar um comentário